9.8.09

A vida tem sons


Lembro das suas colagens. Aquela sua pasta amarela enorme. Os seus livrinhos de músicas. E você tocando violão. E nós cantando juntas. E aquela música do tibum tibum que você me ensinou. Você nas reuniões da minha escola. E o Oswaldo Montenegro. E o direito. E (só) você que ri das minhas piadas. E os dias que você me buscava na faculdade. As tantas vezes que eu dormi na sua casa. E a costura. E você que me pediu para abraçar as meninas caso ocorresse um terremoto na casa da mamãe. As meninas. Ah, as meninas! Muito amor. Muita risada. E a sua mão estendida, sempre. E tantas e tantas coisas mais dividimos. E outras tantas e tantas mais me levam a você. E levarão sempre. E um segredo: uma vez, quando eu ainda era criança, lí na contra capa de um caderno seu o seguinte verso: “A vida tem sons que pra gente ouvir / precisa aprender a começar de novo / é como tocar o mesmo violão /e nele compor uma nova canção”. Na época eu sequer conhecia a música. Mas esse verso ficou rodando na minha cabeça de menina, querendo entender o seu sentido. Alguns anos depois a música chegou aos meus ouvidos, despretensiosamente, enquanto eu ouvia rádio. Conheci a música, reconheci o verso. Como um filme, tudo voltou na minha cabeça: o seu caderno, a sua letra, o verso. E hoje, repetidas vezes, em diferentes momentos, essa música chega aos meus ouvidos. E eu me lembro de você. E do seu caderno. E da sua letra. E lembro que posso começar de novo, que posso sempre compor uma música nova, com o meu velho violão de sempre. E é exatamente isso que eu desejo a você hoje: a certeza de que podemos sempre começar de novo, pois a vida nos guarda infinitos sons. Exatamente como você, um dia, sem querer, me ensinou. Amo você. Feliz Aniversário!
Imagem: Jana Magalhães

6 comentários:

Fabiola disse...

ai que lindo! manda noticias!

cintia disse...

Sá....................
Lindo !
Não tenho palavras e, por enquanto, só lágrimas !
Pbrigada pela delicadeza e por "puxar" os fios de velhos conselhos e vehos conceitos que se perdem ao longo deste caminho, nem sempre musicado.
Te amo de paixão!
Bjs

cintia disse...

Cê viu o que as lágrimas fizeram no meu português...
Bjs

Carol disse...

Lindo sasá bjo pra tdos vcs aiii

gabi disse...

oi sá,
lindo amei !!!! um beijo pra vocês todos!!
gabi

Karen disse...

que lindo. com certeza, alguém tão especial pra deixar tão lindas lembranças.
bjs